Será que tem espaço para as antigas brincadeiras de crianças?
Especialistas dizem que está em extinção as de brincadeiras antigas, como pular amarelinha, brincar de roda, isso pode afetar o desenvolvimento infantil.
Mas será que existe espaço para brincadeiras com os jogos eletrônicos e a amarelinha  na vida da criança.
Portanto algumas brincadeiras infantis entraram em extinção nesse mundo cheio de estímulos digitais. Podemos observar em um típico playground de classe média, que brincadeiras antigas, como amarelinha, boneca de papel,  carrinho de rolimã, peteca, peão, pipa e tantas outras, praticamente não existem mais.
 
Hoje em dia as crianças parecem não ter interesse em brinquedos que não sejam aparelhos eletrônicos.
Brincadeiras Antigas – Bambolê
Os especialistas chamam estas crianças de ‘geração Y’ onde eles já tem uma vantagem em relação a outras gerações, quando o assunto é o potencial de desempenho na futura vida acadêmica e profissional.
 
Mas, os educadores alertam sobre os riscos em relação ao desenvolvimento emocional das crianças. Estudos comprovam que as crianças da era digital se desenvolvem cada vez mais rápido do ponto de vista intelectual.
“Existe um alerta para ter cuidado porque o excesso de estímulo eletrônico e o entretenimento digital podem atrapalhar a construção da autopercepção. Portanto, a criança tem dificuldade de entrar em contato com seu interior, seus sentidos e emoções”, segundo Mara Pessanha coaching de desenvolvimento comportamental de mães de crianças e adolescentes, .
Para ela as brincadeiras antigas precisam de interação com outras crianças, estimulando conexão e aprendizado em grupo assim construindo uma vida social. Certamente as brincadeiras mais interativas fortalecem a autoconfiança. As crianças passando muito tempo entre os livros ou o computador, pode enfraquecer a autoconfiança.

Brincadeiras antigas x Jogos eletrônicos

Tenho uma boa notícia pra você que são pais e educadores, é possível equilibrar o lúdico mais ‘analógico’ das brincadeiras infantis antigas e as horas entre videogames, TVs e o mundo digital em geral.
 
“Se tiver um equilíbrio entre a exposição ao ambiente digital e ao mundo das brincadeiras e relacionamento interpessoal, essa mistura pode ser muito positiva.
Você como responsável que sabe como é bom as brincadeiras antigas, faça um teste: proponha que uma vez por semana, será o dia dos eletrônicos, e um dia para brincadeiras antigas.
“É bom limitar também os horários para o uso dos celulares e tablets. Para que a criança tenha tempo para aprender cantigas de roda, brincadeira de detetive, do passa anel, dança das cadeiras. Certamente dará muito certo porque criança é curiosa e gosta do de novidade”.
Faço isso com meus filhos, institui o dia da família, é o dia que desligamos os eletrônicos e fazemos brincadeiras antiga, para termos interação e desenvolver a confiança das crianças.
 
Segue abaixo algumas brincadeiras que as crianças vão adorar:

AMARELINHA

Brincadeiras Antigas – Amarelinha
Certamente uma das brincadeiras mais populares é a amarelinha  e as crianças de todas as idades adoram! As crianças devem decidir a ordem dos jogadores, a brincadeira inicia com o jogador da vez se coloca na frente da amarelinha e joga a pedra na casa do número 1.
 
Depois ele salta sobre a casa onde está a pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4 e repetindo essa sequência até ao 10. Ao terminar a sequência ou se errar deve ceder a sua vez ao próximo jogador.
 
Quando chegar a vez novamente do jogador que perder, ele deve retomar a partir da casa que errou na vez anterior. O jogador que terminar a sequência primeiro, vence! Muito legal, não é mesmo?

BOLINHAS DE SABÃO

A brincadeira com bolinhas de sabão desenvolve a imaginação, a criatividade, e a percepção tátil e visual da criança. Bolinhas de sabão é uma das brincadeiras favoritas das crianças de antigamente e da atualidade também.  É um grande sucesso, as crianças usam a imaginação e a criatividade, tentam fazer  bolhas grandes e por aí vai.
Bolinhas de Sabão

BOLINHA DE GUDE

Bolinhas de Gude
Mas uma brincadeira Antiga é Bolinha de gude, também conhecida como fubeca ou balela é um dos brinquedos antigos mais divertidos e que sempre fez muito sucesso.
 
Existem uma infinidades de brincadeiras com bolinhas de gude conhecidas de maneiras diferentes em todo o Brasil. Uma das brincadeiras mais conhecidas com bolinha de gude é o ‘buraco’, que consiste em fazer vários buraquinhos em um chão de terra ou areia dentro de um quadrado delimitado.
 
O objetivo é bater na bolinha do adversário com a sua e fazer com que a bolinha do adversário caia no buraco, daí então ele sai do jogo!  Vence aquele que conseguir terminar o percurso do quadrado primeiro e sem ser eliminado. 

CINCO MARIAS

Brincadeiras Antigas – Cinco Marias
Esta é umas das brincadeiras antigas que trabalham as habilidades com as mãos. Existem várias maneiras de brincar de ‘Cinco Marias’, porem todas exigem agilidade e destreza com as mãos das crianças.
 
Vamos lá, a brincadeira ‘Cinco Marias’ em primeiro lugar consiste em lançar os saquinhos para o alto, um a um, e recolher outro saquinho com a mesma mão e ainda apanhar o que foi lançado no ar.
 
Na próxima rodada, as cinco ‘marias’ são jogadas mais uma vez, mas, neste turno, o jogador terá de recolher dois saquinhos e ainda apanhar o que foi lançado no ar, sempre com uma mão só. E assim por diante!
Os saquinhos das ‘Cinco Marias’ podem ser feitos de arroz ou areia,ou usar pedrinhas também são os mais tradicionais.

PULAR CORDA

Pular Corda
Outra das brincadeiras antigas e muito divertida e que as crianças ficavam horas brincando. A brincadeira é duas crianças batendo a corda, enquanto outra criança pula cada vez que a corda bater no chão. Enquanto isso as crianças cantavam várias músicas,  a mais conhecida era:
“Um homem bateu em minha porta,
E eu abri.
Senhoras e senhores: põe a mão no chão,
Senhoras e senhores: pule de um pé só,
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha,
E vá pro olho da rua!”
As crianças precisam seguir os passos de acordo com a música : botar a mão no chão, pular em um pé só e depois dar uma rodada antes de sair.
Duvido algum de vocês nunca ter brincado com está clássica.

Descubra como brincar e ensinar crianças autistas se divertindo. São mais de 100 sugestões de aplicações práticas que o auxiliarão a ter um desempenho melhor no processo de ensino de crianças, jovens e adultos autistas. Com as dicas do Professor Dicastro, você aprenderá na prática como aproveitar as coisas simples do seu dia-a-dia como poderosos instrumentos de interação, comunicação e comportamento para seu filho ou aluno autista.

Outras brincadeiras antigas para colocar em prática ainda hoje com as crianças

Portanto para momentos divertidos, o que não faltam são opções, anote aí:
  • Bambolê;
  • Cirandas (brincadeiras de roda);
  • Massinha de modelar;
  • Pedra, Papel ou Tesoura (Joquempô);
  • Cara ou Coroa;
  • Cabo de Guerra;
  • Empinar Pipa ou Papagaio;
  • Caça ao Tesouro;
  • Mímica;
  • Esconde-Esconde;
  • Passa Anel;
  • Morto Vivo (em pé / agaixado);
  • Estátua;
  • Adoleta;
  • Dança da Cadeira.
Você pode tirar algum tempo para ensinar, relembrar e, porque não, se divertir com eles. Antigamente não existiam muitos brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade.
Agora é só você apresentar para as crianças da sua família (filhos, amigos e parentes) as brincadeiras do passado e investir um pouco mais de tempo na geração conectada.
Um grande abraço. E divirta-se.
Baixe Gratuitamente o Ebook - As Melhores Dicas PARA LUCRAR nas Redes Sociais

Baixe Gratuitamente o Ebook - As Melhores Dicas PARA LUCRAR nas Redes Sociais

As MELHORES DICAS para LUCRAR nas REDES SOCIAIS

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Simone Soares
Simone Soares

Olá sou Simone Soares mãe, esposa, Empreendedora Digital, Formada em Gestão Empresarial e Logística. Certificada em diversos seminários de Inteligência Emocional. Foi através da Internet que descobri como ter meu próprio negócio online e trabalhar em casa como empreendedora digital. Criei o blog revitalizada.com.br para compartilhar conhecimentos, ferramentas e dicas com todos que desejam trabalhar em casa.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.